Sou mãe da Luana que tem hoje 10 anos. Aos 2 anos ela recebeu o diagnóstico de artrite idiopática juvenil. Através do blog tenho a intenção de relatar a história da Luana, como ela tem passado, enfrentado a doença e seus questionamentos. Espero que esta seja uma forma dela ter um relato do que aconteceu em sua vida desde bem pequena e ao mesmo tempo dividir com outras famílias como estamos lidando com esta doença.







segunda-feira, 30 de maio de 2011

QUANDO TUDO COMEÇOU.

A Luana tinha 2 anos e 2 meses quando identificamos que ela mancava com a perna direita. No primeiro e segundo dias não demos bola porque ela não reclamava de dor, mas como ela persistia mancando resolvemos tentar identificar porque ela mancava. Foi quando comparamos os dois joelhos e vimos que o direito estava inchado e muito vermelho. Liguei imediatamente para a pediatra dela Dra. Silvana Marcantonio que mandou em fazer um raio X e exame de sangue. Fizemos o que ela havia solicitado naquela tarde e quando ela viu os resultados nos encaminhou para o ortopedista Dr. Alimena. Depois de examinar a Luana ele pediu que voltassemos para a pediatra e nos perguntou se tinhamos alguém da família com doenças reumáticas. Doenças reumáticas? Não!!!
Quando voltamos a pediatra ela pediu que fossemos em uma rematologista infantil. Reumatologista? Mas isto não é médico para pessoas idosas? Foi ai que conhecemos a Dra. Ilóite Scheibel que cuida da Lu até hoje.
No primeiro exame clínico, antes de examinar os joelhos, ela pediu que a Luana esticasse os dois braços para frente. O esquerdo esticou, mas o direito ela não conseguiu esticar completamente, ele já estava em flexus, ou seja, não esticava mais pois já estava inflamado.
Depois de muita conversa ela nos explicou rapidamente sobre a ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL OU ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL e sobre os seus subtipos e disse que a Luana se enquadrava no subtipo mais brando da doença, a oligoarticular que atinge até 4 articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário